quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Santos-Ampliação da linha do bonde completa um ano

Santos

16 de dezembro de 2010

Da Redação

Créditos: Alexsander Ferraz
Ontem fez um ano que a linha turística do bonde, no Centro Histórico de Santos, ampliou em 2,1 km o seu percurso, completando os cinco quilômetros atuais. Mesmo com a tarifa mais cara ­ passou de R$ 1,00 para R$5,00 ­, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) garante que a procura pelo passeio aumentou. O ponto de embarque na Praça Mauá será reinaugurado na próxima terça-feira, com o lançamento do novo posto de informações turísticas (PIT), que funcionará no local.

Neste ano, foram realizadas cerca de 3.500 viagens e aproximadamente 91 mil passageiros conheceram os 40 pontos turísticos que compreendem o roteiro da linha (os dados se referem até o dia 8 de dezembro). Em todo o ano de 2009, 103.494 pessoas desfrutaram o passeio, de acordo com o Twitter Bonde de Santos. "O bonde está se tornando um ícone no processo de revitalização do CentroHistórico. É natural que esse fenômeno (aumento na procura) ocorra", acredita Marco Antonio Fernandes, chefe do Departamento de Políticas e Produtos de Turismo da Setur.


De acordo com ele, as atividades culturais desenvolvidas ao redor do bonde também contribuíram para tornar o passeio sob trilhos ainda mais popular. "O Carnabonde gerou mídia nacional, mas apenas em uma época do ano. Já o Música no Bonde, que ocorre toda semana, tem sido um sucesso e a ideia é expandi-lo", diz Fernandes.


A Setur também registrou fortalecimento nas atividades comerciais aos domingos no Centro após a ampliação da linha do bonde. Como exemplo, são citados os empresários que tentam se adaptar ao gosto do turista, especialmente quando o assunto é gastronomia. Na parte mecânica, algumas adaptações foram feitas quanto ao uso dos trens, que tiveram o sistema de freios trocado para garantir mais segurança.


"Substituímos os materiais de ferro fundido, que eram obsoletos, por materiais hoje utilizados no Metrô (sapatas fenólicas), que possuem melhor coeficiente de atrito e possibilitam melhor frenagem", afirma Rogério Crantschaninov, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).


Na próxima terça-feira, às 12h30, a Estação Buck Jones ­ ponto de embarque do bonde turístico na Praça Mauá, que passa por reforma ­ , será entregue à população. No local também funcionará o novo PIT. "O posto estará bem posicionado, em uma área próxima a vários pontos turísticos, de forma a ordenar o passeio do turista", garante o representante da secretaria de Turismo.


Restauração


O Bonde Aberto, fabricado em 1911 eque entrou em circulação na linha turística em 2000, passa por sua primeira manutenção atualmente e deve voltar às ruas no primeiro semestre de 2011. Mais três bondes aguardam restauração na oficina da CET: o segundo italiano, o Gilda e o Português III.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário