terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Deputada defende exemplo de Cubatão e pede cobradores de ônibus no Estado


Maria Lúcia Prandi é autora de Lei que determina a medida nos ônibus intermunicipais
A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) defendeu na semana passada na Assembleia Legislativa a lei de sua autoria que proíbe o motorista de acumular a função de cobrador, nas linhas urbanas intermunicipais. Para tal, a parlamentar usou como exemplo a iniciativa de Cubatão, que desde o ano passado, por determinação da Prefeita Marcia Rosa, incluiu nas licitações do transporte coletivo a volta do cargo de cobrador, acabando com a dupla função dos motoristas.
O assunto veio à tona após um acidente ocorrido na última quinta-feira (2), em Santos. Um motorista de ônibus acabou passando mal e o veículo bateu em alguns carros. Apesar de ninguém ter se ferido, o episódio serve como alerta, afirmou Prandi.

A deputada parabenizou Marcia Rosa pela medida em Cubatão. “É uma vitória que precisa ser consolidada mais amplamente. Não resta dúvida de que o motorista, ao acumular a função de cobrador, sofre um desgaste muito grande. O motorista tem que dirigir, cobrar, ajudar passageiros idosos e com deficiência física, suportar um trânsito estafante e ainda cumprir horário. Que este recente acidente reacenda de vez a discussão sobre a necessidade de os motoristas exercerem função exclusiva”.

O projeto de Maria Lúcia que determina o fim da dupla função dos motoristas de ônibus intermunicipais foi aprovado em 2006 e já virou lei estadual, mas ainda não entrou em vigor devido a uma liminar judicial obtida por empresários do setor.

Desde o ano passado, quando houve a mudança do sistema municipal de transporte coletivo, todos os ônibus de Cubatão contam com cobradores, a maioria composta por mulheres e jovens em seu primeiro emprego. A Cidade é a única na Baixada Santista a promover a volta desta função nos coletivos.

Com informações da assessoria de imprensa da deputada Maria Lúcia Prandi


ALLAN NÓBREGA
Jornalista - MTb 52.208/SP
Portal Marcia Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário