quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Curitiba- Rede Integrada de Transporte (RIT)

Esquema da Rede Integrada de Transporte

Principais Caracteristcas:

  • Integração com o uso do solo e sistema viário, configurando uma cidade com crescimento linear;
  • Ampla acessibilidade com o pagamento de uma única tarifa;
  • Prioridade do transporte coletivo sobre o individual;
  • Caracterização tronco/alimentador;
  • Terminais de integração fechados;
  • 81Km de canaletas, vias ou faixas exclusivas, caracterizando corredores de transporte; Terminais fora dos eixos principais ampliam a integração.
  • Abrangência Metropolitana.
2. Sistema Trinário de Vias

Via Central:

Canaleta central exclusiva para a circulação das linhas expressas (transporte de massa) e duas vias lentas para acesso às atividades lindeiras. A via exclusiva confere ganhos significativos para a velocidade operacional das linhas expressas.

Vias Estruturais:

Duas vias paralelas à via central com sentido único, situadas a uma quadra de distância do eixo, destinadas às ligações centro-bairro e bairro-centro, para a circulação dos veículos privados.
3. Corredores de Transporte
Os corredores de transporte coletivo, componentes dos sistemas trinários, são elementos referenciais dos eixos estruturais de desenvolvimento, pois:
  • Ordenam o crescimento linear do centro;
  • Caracterizam as maiores densidades demográficas;
  • Priorizam a instalação de equipamentos urbanos;
  • Concentram a infra-estrutura urbana;
  • Definem uma paisagem urbana própria;
  • Traduzem os mecanismos do planejamento integrado do uso do solo;
  • Ordenam o sistema viário e o transporte coletivo;
  • Retenção de destinos (Em 1974, 92% dos usuários se deslocavam até a região central de Curitiba. A partir de 2003, apenas 30% dos usuários tem como destino o centro da cidade).

4. Estruturação Viária
5. Terminais de Integração
  • São equipamentos urbanos que permitem a integração entre as diversas linhas que formam a Rede Integrada de Transporte (expressas, alimentadoras, linhas diretas e interbairros);
  • Possibilitam a implantação de linhas alimentadoras mais curtas, com melhor atendimento aos bairros, ampliando o número de viagens a partir da diminuição do tempo de percurso;
  • A concentração de demanda nestes espaços facilita a substituição de modal nos corredores;
  • Os terminais promovem ainda a estruturação dos bairros, concentrando atividades diversas no seu entorno.
6. Composição da Frota

7. Categorias de Linhas

Linhas Expressas

São operadas por veículos tipo biarticulados, na cor vermelha que ligam os terminais de integração ao centro da cidade, através das canaletas exclusivas. Embarques e desembarques são feitos em nível nas estações tubo existentes no trajeto.

Linhas Diretas (Ligeirinhos)

Operam com veículos tipo padron, na cor prata, com paradas em média a cada 3km, com embarque e desembarque em nível nas estações tubo. São linhas complementares, principalmente das linhas expressas e interbairros.

Linhas Alimentadoras

São operadas por veículos tipo micro, comum ou articulados, na cor laranja que ligam terminais de integração aos bairros da região.

Linhas Interbairros

São operados por veículos tipo padron ou articulados, na cor verde, que ligam os diversos bairros e terminais sem passar pelo centro.

Linhas Troncais

Operam com veículos tipo padron ou articulados, na cor amarela, que ligam os terminais de integração ao centro da cidade, utilizando vias compartilhadas.
8. Linhas Especiais

Linhas Convencionais

Operam com veículos tipo micro ou comum, na cor amarela, que ligam os bairros ao centro, sem integração.

Linha Interhospitais

Liga os principais hospitais e laboratórios em um raio de 2,5 km da área central, com saídas da Rodoferroviária.

Linha Turismo

Com saída do centro, passa pelos principais parques e pontos turísticos da cidade (tarifa diferenciada).

SITES

Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial. Atende aos alunos da rede de escolas especializadas para deficientes físicos e/ou mentais de Curitiba, sem custo para estes usuários.

9. Evolução da RIT
10. Acessibilidade
 

Linhas Diretas

Linhas Diretas

11. Gestão e Operação do Sistema
De acordo com a Lei 12.597/2008, compete à URBS - Urbanização de Curitiba S.A., a regulação, o gerenciamento, a operação, o planejamento e a fiscalização do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros do Município de Curitiba – PR. A partir do Convênio firmado com o Governo do Estado do Paraná, a URBS assumiu as mesmas funções no âmbito do transporte coletivo metropolitano. Entre as atribuições da URBS estão:
  • Contratar as empresas operadoras;
  • Definir itinerários, pontos de paradas e horários;
  • Determinar tipos e características dos veículos;
  • Vistoriar a frota e fiscalizar os serviços;
  • Definir o custo por quilômetro e propor tarifa;
  • Controlar a quilometragem rodada e passageiros;
  • Gerenciar a receita e remunerar as empresas por quilômetro rodado.
A operação do sistema é executada por empresas privadas, sendo 10 (dez) urbanas e 18 (dezoito) metropolitanas. Destas metropolitanas, 12 (doze) operam linhas já integradas à RIT. Compete às empresas operadoras:
  • Adquirir a frota de ônibus de acordo com as determinações da URBS
  • Contratar e remunerar pessoal de operação (motoristas, cobradores, etc)
  • Manutenção e limpeza dos veículos
  • Executar as ordens de serviços encaminhadas pela URBS
  • Arrecadar a tarifa
  • Repassar a arrecadação à URBS (FUC – Fundo de Urbanização de Curitiba)
A relação das Empresas Operadoras do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba pode ser consultada através do link: http://www.empresasdeonibus.com.br/empresas.php O Processo Licitatório das linhas urbanas do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba, em fase conclusiva, deverá alterar parâmetros de gestão, operação e remuneração do sistema.
12. Resumo Operacional 2010
13. Gratuidades e Descontos Legais
14. Tarifa
A tarifa cobrada dos usuários do transporte coletivo constitui arrecadação pública, sendo recolhida pelas empresas operadoras e gerenciada pela URBS. O Poder Executivo fixa a tarifa com base na planilha de custos do sistema, precedida de proposta da URBS.

URBS - URBANIZAÇÃO DE CURITIBA S/A
Fonte: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/rit/index.php#esquema

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