sábado, 15 de janeiro de 2011

Amapá - Ipem fiscalizará transportes coletivos

14/01/2011


 

 
O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) participou de uma reunião na última quinta-feira (13), onde foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (Adefap), Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e Obilidade Urbana e Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), intermediado pelo Ministério Público Estadual.

nício das fiscalizações

A partir do dia 21 deste mês, o Instituto começará as fiscalizações de veículos de transporte coletivo. A operação cumprirá determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) por meio da Portaria Inmetro nº 260, de 12 de julho de 2007, que estabelece os requisitos de inspeção de segurança da adaptação de acessibilidade da frota de veículos de transporte coletivo.

A Portaria obedece a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.


EXIGÊNCIAS. Uma das exigências é que, a partir de agora, todos os ônibus novos incorporados à frota de Macapá, terão que ser adaptados com elevadores que facilitem a acessibilidade. Os ônibus acessíveis são adaptados para permitir o fácil acesso de cadeirantes. As portas são mais largas, medindo 1,10 m, enquanto que os ônibus convencionais têm apenas 90 centímetros. “As abordagens serão feitas e iremos fiscalizar o que os empresários já deveriam ter se adequado, que é o fácil acesso dos deficientes nos coletivos”, diz o diretor presidente do Ipem, Raimundo Gaudêncio.

Por Da Redação  

Nenhum comentário:

Postar um comentário