sábado, 8 de janeiro de 2011

1937 - Os primeiros ônibus para São Vicente



O ano de 1937 marcou o início da ligação por ônibus entre as áreas insulares de Santos e São Vicente, fato que foi assim registrado pelo jornal santista A Tribuna em 19 de setembro de 1937 (página 9 - ortografia atualizada nestas transcrições): 



Foto publicada com a matéria

S.VICENTE
Será inaugurado depois de amanhã o tráfego de ônibus para a nossa cidade
Damos, hoje, em primeira mão, uma notícia que alegrará os vicentinos: na terça-feira próxima, teremos novamente o trânsito dos ônibus. Quatro carros confortáveis farão a carreira Santos-S. Vicente, sob a direção da firma Gonzalez e Cia. Ltd., proprietária da Agência Ford, em Santos.
Aqueles ônibus passaram por uma reforma radical, cuja despesa orçou, aproximadamente, em 40:000$000, estando, por isso, em condições de prestar ao público um ótimo serviço de transporte, com todo o conforto e máxima segurança.
A nova empresa, para poder atender ás exigências do público, contratou um corpo de empregados competentes. Com uma nova organização a ser adotada, a firma Gonzalez e Cia. Ltd. espera conservar a linha de ônibus Santos-São Vicente, com toda regularidade, e ampliar futuramente, o que será uma necessidade, o número de veículos.
O horário estabelecido, ao que nos consta, satisfaz plenamente, pois as saídas e chegadas serão em curto espaço de tempo. A primeira partida em S. Vicente será às 6,30 horas e a última à meia noite.
É pensamento da empresa levar, aos domingos, os ônibus à Biquinha e, possivelmente, fazê-los contornar o Morro dos Barbosas, passando pela Ponte Pênsil e Porto Tumiaru. Com esta iniciativa muito lucraria a cidade. Os forasteiros conheceriam melhor os belos recantos vicentinos e os moradores do Porto Tumiaru seriam beneficiados com mais este importante melhoramento.
Aproveitamos o ensejo, ao traçarmos prazerosamente estas linhas, para fazer um apelo à esforçada empresa: a necessidade de condução em que se encontram os moradores do Parque S. Vicente, Voturuá, Vila Melo, Japuí, Guamium e Mato N. Senhora. Esses bairros crescem assustadoramente e os seus habitantes, sem meios de transporte, enfrentam, muitas das vezes, as intempéries em longas caminhadas a pé. Seria uma lacuna sanada, se os novos empresários olhassem a esta deferência de transporte.
Está de parabéns o povo vicentino com a renovação de sua linha de auto-ônibus.
Este melhoramento, já há muito ansiosamente esperado por todos, é indispensável a qualquer cidade moderna.
(Do correspondente)

Fonte: Novo Milênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário