sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Novo Bonde Circula em Santos

 Capa do D.O. Santos nº 5243 de 14/09/2010


Bonde italiano começa a circular na linha turística


Um veículo muito 'speciale' entrou em operação na noite desta quinta-feira (23) dentro das comemorações do Dia do Bonde. Foi o exemplar italiano, de prefixo 3265, doado pela cidade de Turim, na Itália, e recuperado pela prefeitura, novo integrante da linha turística no Centro Histórico, que completou 10 anos de funcionamento. A solenidade de entrega, realizada na Estação do Valongo, incluiu ainda a reinauguração do relógio da torre central do prédio, ao som de música italiana com a banda Volare, bolo de aniversário e a presença de munícipes e autoridades.
"Santos, com sua linha turística, é exemplo para o Brasil. Este é o primeiro exemplar italiano do circuito e, com ele, estamos definitivamente compondo o Museu Vivo do Bonde, que já conta com dois veículos escoceses e dois portugueses em operação, além de outras unidades que aguardam manutenção", disse o prefeito João Paulo Tavares Papa.
Segundo ele, um armazém na parte de trás da Estação, com cerca de 2,7 mil m², será sede do museu, reunindo objetos sobre a história do bonde, como fotos e filmes, além de servir de garagem para os veículos e abrigar a oficina especializada de recuperação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O bonde italiano é datado de 1958 e foi fabricado pela Fiat, sendo inédito no país. Tem comprimento de 14 metros, quase o dobro dos demais da linha. Anteriormente com 18 assentos, tem agora 29 e recebeu diversas melhorias, como um circuito interno de TV com duas câmeras, uma na parte traseira do veículo e outra na lateral esquerda. "Isso ajudará nas manobras do motorneiro", destacou o presidente da CET, Rogério Crantschaninov.
No interior do veículo também foram instalados 22 painéis fotográficos que mostram a trajetória deste bonde. Entre os curiosos que foram conferir a novidade estava o motorista Paulo Roberto Vecchia, 47, morador do Campo Grande. "É uma bela máquina. Era preciso algo da colônia italiana, que é muito grande na cidade", disse ele, descendente de imigrantes da Itália.O veículo recebeu a benção do frei André Becker, pároco do Valongo, e partiu por volta das 19h para sua primeira viagem.

Novo Bonde
Outra novidade foi o anúncio de mais um bonde para a cidade, que será cedido pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). O veículo escocês, de 1911, pertencia a Santos e atualmente está no Memorial do Imigrante em São Paulo. A formalização da cessão em comodato foi assinada pelo prefeito e o diretor da entidade, Carlos Alberto Rollo, que elogiou a linha turística da cidade.
"A iniciativa santista tem de ser copiada por muitas cidades do país", disse Rollo. Já a secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas, destacou o sucesso dos 10 anos de funcionamento do passeio. "Por onde a linha passou trouxe vida. Hoje não existe turismo em Santos sem a associação ao bonde, que resultou numa transformação do Centro e até se tornou a logomarca da cidade".
Inaugurada no dia 23 de setembro de 2000, após quase 30 anos da desativação desse meio de transporte na cidade, a linha criada pela prefeitura já recebeu 950 mil passageiros, sendo mais de 69 mil em 2010. São 5 km de trajeto, que passa por mais de 40 pontos históricos, turísticos e culturais. O bonde circula normalmente de terça a domingo, das 11h às 17h, com ingressos a R$5,00 e R$2,50 (meia-passagem).

Relógio
Desativado há mais de 16 anos, o relógio de modelo inglês instalado na torre central da Estação do Valongo, sede da Setur (Secretaria de Turismo), voltou a funcionar após a recuperação custeada pelo Rotary Club de Santos, cujo presidente, José Roberto Claro, participou da cerimônia . Agora também ganhou holofotes, para sua melhor visualização. O conserto do equipamento foi realizado pelo relojoeiro Antonio Rodrigues de Lima, o Toninho, especialista neste tipo de trabalho.





Capa do D.O.Santos nº 5250 de 23/09/2010


Atualizado em 23/09/2010, às 20:20
Fonte: Diário Oficial de Santos, nº 5251 de 24/09/2010
Fotos acima de Tadeu Nascimento, Marcelo Martins e Alberto Marques
Divulgação: LitoralBus por João Manoel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário