terça-feira, 9 de novembro de 2010

Rio de Janeiro - O primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da cidade

 



O prefeito Eduardo Paes apresentou na manhã desta terça-feira, dia 9, o modelo de ônibus articulado que será utilizado na Transoeste, o primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da cidade. Os ônibus articulados ligarão a Barra da Tijuca a Campo Grande, passando pelo Túnel da Grota Funda. O veículo tem piso elevado a 90 cm do solo, portas do lado esquerdo, capacidade para 160 passageiros e não tem catraca interna. Participaram da apresentação - no local onde estão sendo realizadas as obras de abertura do Túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes - o ministro dos Esportes, Orlando Silva, dos secretários municipais de Transportes, Alexandre Sansão; de Obras, Alexandre Pinto e da Casa Civil, Pedro Paulo, e do presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira.

 
O primeiro BRT da cidade fará o trajeto Campo Grande-Santa Cruz-Guaratiba-Recreio-Barra da Tijuca, gerando mais conforto aos passageiros e uma economia de mais de uma hora no tempo de viagem. Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade e implantou o Bilhete Único Carioca, cuja operação começou no último dia 6


A apresentação do modelo do ônibus articulado foi feita no local onde está sendo aberto o Túnel da Grota Funda - uma das etapas mais importantes da implantação da Transoeste. As obras desse corredor de BRT, que vai ter 56 km de extensão, estão orçadas em R$ 800 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

 
Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: J.P. Engelbrecht



Nenhum comentário:

Postar um comentário